Este serviço pode ser utilizado para qualquer tipo de apólice, sendo mais indicado para os chamados “propertys”, apólices empresariais que envolvem um conjunto de coberturas, quando adequadamente combinadas por um critério de gerenciamento de risco, são responsáveis pela proteção de grande parte dos riscos que empresa, ou até pessoas, estão sujeitos.
Definição
Rastreamento metodológico dos riscos que podem ou não serem tratados através de transferência por seguro. Esta análise em perspectiva, oferece aos gestores envolvidos no processo de contratação, a oportunidade de examinarem determinados tipos de eventos que até então não eram tratados com o grau de relevância que mereciam.
Este processo de diagnose deve ser executado com o auxílio de ferramentas, que ao final, embasarão a montagem da apólice, bem como servirá de instrumento para todo processo de cotação e contratação.
Normas internacionais
O conceito que abordamos é tratado internacionalmente como a norma ISO 31000, estabelece critérios padronizados e utilizados em todo processo de gerenciamento de risco. No Brasil a norma foi traduzida e publicada na sua íntegra como ABNT NBR ISO 3100.
Embora não seja uma diretriz obrigatória, sua estreita relação com os aspectos básicos do seguro se tornou importante fonte de informação e recurso fundamental para seleção e montagem de apólices.
Execução
O processo de gerenciamento de risco costuma ser rápido, tudo depende do porte da empresa e disponibilidade dos gestores para disponibilizarem informações necessárias, recomenda-se que seja feito antes das renovações, de forma que o tempo seja um aliado na condução dos trabalhos.
Um dos ganhos mais efetivos para a empresa, é a transferência de conhecimento e tecnologia que todo processo proporciona, com a emissão de laudos e ferramentas, modificando profundamente a forma como os tomadores de decisão gerenciam o ambiente interno da organização.
Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato!
Faça um agendamento sem compromisso