Poucos tipos de contrato possuem uma dinâmica de mudança tão notável quanto aqueles destinados a garantir riscos provenientes de apólices de seguro.
Isto se deve por alguns motivos relacionados ao próprio segurado, normalmente em função de alterações no risco ou do patrimônio. Qualquer modificação importante, deve refletir no contrato principal, sendo ajustado por meio de endossos ou em tempo de futuras renovações.
Ocorre que muitos erros técnicos são assumidos em mudanças de corretoras ou seguradoras, não são observados em tempo de ajustes ou ainda, são originados por vícios no próprio processo de contratação. As auditorias costumam ser eficientes, pois, partem de uma visão de fora, que elimina este viés causador de miopia nas revisões feitas pelo próprio agente envolvido no processo.
Não por acaso, a indústria de transformação adota as chamadas “inspeções de qualidade”, posicionando equipes para examinarem produtos acabados no final do processo de fabricação, um ganho em termos de análise crítica.
Kaizen, a melhoria continuada
Poucos métodos de produção e gestão foram tão difundidos quanto o Kaizen, filosofia japonesa muito utilizada por empresas que se tornaram referência mundial em eficiência no processo produtivo, como a montadora Toyota por exemplo.
De forma resumida, este conceito busca incentivar uma cultura organizacional que implemente pequenas e frequentes melhorias por todas as áreas. Ao longo do tempo, esta somatória de esforços orientados à eficiência corporativa, se constitui em ampla vantagem competitiva.
Este mesmo princípio pode ser aplicado a uma apólice de seguro, sempre haverá uma forma de melhorar seu contrato, incorporando visões técnicas diferentes, que estarão mais atentas a falhas ou melhorias que não foram consideradas. Ao final, a decisão sempre será do segurado, que deve sempre buscar fornecedores qualificados para aprimorar continuamente suas garantias pessoais e patrimoniais.
Como fazer
Embora seja recomendado, não é necessário encaminhar uma cópia da apólice, basta que o segurado relacione em um documento ou planilha as coberturas contratadas, como também, detalhes sobre o patrimônio segurado e aspectos relevantes para mensuração do risco. Este procedimento simples, nos permitirá iniciar o processo de análise baseado na ISO 31000 – Gerenciamento de Risco, assunto que abordamos em outro serviço que oferecemos na corretora.
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