Um grande problema apontado por segurados de qualquer modalidade de seguro: receber a proposta de renovação em cima da hora, ou nem receber.
Este assunto é recorrente, trata-se de um dos maiores motivos de reclamação que verificamos ao conversar com segurados que migram suas apólices para outras empresas. Uma das explicações mais plausíveis, é que muitos canais se utilizam desta prática como estratégia comercial, isto mesmo, passam a cotação em cima da hora para que o segurado não tenha tempo de analisar outras opções.
Os problemas de um seguro renovado sem tempo de análises mais detalhadas são vários, destacamos apenas alguns:
- Impossibilidade de se organizar financeiramente.
- Perda de referencial quando a prática se torna uma rotina, é comum que seja repetida por anos pelos operadores de renovação.
- Elevação do custo pela falta de análises comparativas ao longo do tempo.
- Esquecer de considerar aspectos importantes sobre coberturas e demais condições da apólice, isso é comum em contratações feitas por impacto.
Como lidamos com as renovações
- Aviso com 25 dias de antecedência – adotamos como padrão.
- Avisos personalizados – alguns segurados preferem receber avisos com maior antecedência, basta especificar.
- Aviso antecipado de ações que podem reduzir o custo do seguro.
- Confirmação de características do risco (perfil) e explanação de coberturas.
- Elaboração da cotação e apresentação de valores e condições.
- Apresentação de condições que podem influenciar no custo do seguro – programas de fidelidade, formas de pagamento, dentre outros.
Porque agendar
- Lembrar com 25 dias de antecedência;
- Receber uma segunda proposta focada em qualidade;
- Conhecer um Processo de Cotação, que vai elevar o nível de sua análise.
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